segunda-feira, 16 de abril de 2007

Literacia e Braga

.



Cerca de metade do portugueses, são analfabetos funcionais e mais de metade analfabetos tecnológicos, é o mote da campanha Ler + do plano nacional de leitura.

http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/gestorconteudos/attachs/172.pdf

A literacia é um drama nacional dos que julgam que sabem ler, mas não entendem.

Vem isto a propósito de umas linhas que por aqui escrevi, onde menciono determinado órgão e refiro outras designações porque é conhecido, desde a mais delicada do CAS, passando pelo Blue, até ao vernáculo das tascas do Restelo, as quais repudiei.

A iliteracia de muito boa gente, reagiu como se eu fosse Salmon Rusti, deixando que a falta de entendimento de alguns, servisse a sua causa perdida.

Se uns o fazem por picardia eleitoral, desviando as atenções dos aspectos negativos que suportam, outros fazem-no porque lhes estão a abanar o poleiro e chegam ainda outros, quais mergulhadores de pavilhão, que não sabem do que se trata, mas querem explicar o “acidente”.

Não me parece que a linguagem ligada ao futebol tenha alguma coisa a ver com as homilias dominicais, a avaliar os títulos dispensados aos árbitros, às expressões das chaques nos seus cânticos, às conversas dos adeptos fervorosos que querem imprimir calor e força ao discurso, nem às escutas gravadas pela PJ onde altos dirigentes se expressam no mais puro vernáculo e esse sim dirigido em concreto a pessoas (aliás, como acontece com os árbitros) e a sua menção em tribunais e por esses jornais fora.

Não estranho as ameaças e sempre vou dizendo que no caso Mateus eram muito mais graves.

Do ponto de vista de opinião, entendo que tenho o direito a ela e à expressão o meu pensamento, dificilmente posso aceitar convidar e animar um adepto a ser sócio, pedir-lhe para pagar tanto ou mais que eu e não lhe reconhecer os direitos de sócio, a isto chamo coerência.

No sábado dizia-me um amigo que até os lagartos acabaram com o Conselho Leonino, não verifiquei a informação, mas tratando-se de um jornalista azul e sério, deixo a nota.

Como dias antes vim a saber que o CG chegou a convocar o presidente da direcção e nem sequer o deixou falar, se ele quisesse que pedisse outra reunião para o fazer, não sei com que base estatutária o CG convoca o presidente e não o deixa falar, mas nos estatutos não é de certeza, talvez em algum regulamento de mergulhador de pavilhão.

Mas este assunto, por mim, vou mesmo deixar por aqui, depois da solidariedade e palavras de conforto de muitos Belenenses com rosto que por estas vidas blogueiras andam, tanto mais que nem estou em campanha.

Para que não subsistam dúvidas, sempre vou dizendo que não são estes tipos de ataques que acabarão com este Blog Futuro Belenenses.

Enquanto projecto está a chegar ao fim e como foi anunciado nas 20 000 visitas, tenderia até a sair da categoria dos diários, tentando-se que chegasse a Abril.

O objectivo principal de discutir os Belenenses foi atingido e estava direccionado para este acto eleitoral, sem nele intervir, por outro lado pretendíamos atingir as 30 000 visitas (número aproximado de sócios não revistos do clube).

O termo deste projecto, não quererá dizer o seu fim ou que a voz se cale, até porque para além da imagem do Blog que é pobre, haverá um conjunto de pressupostos e modelos a discutir e o envolvimento de um grupo de amigos que querem saber e discutir o quotidiano do Belenenses.

Tanto poderá vir um site, como outro blog (com o mesmo nome ou não) aberto nestes termos ou noutros, tipo ML, enfim o que os editores entenderem.

Nunca chegámos a patamares dos grandes diários, mas não deixamos de ter a visita do equivalente a duas Assembleia Gerais por dia e isso incomoda muita gente, paciência, tem muita gente que também nos incomoda e não é por isso que ela se vai embora.

Desculpem lá qualquer coizinha, mas o que me interessa agora é derrotar o Braga.

Sem comentários:

Enviar um comentário