
sábado, 30 de setembro de 2006
Temos Equipa

E Jesus disse...

Blue
N.B.
E Jesus disse:
“Penso que será um jogo difícil, entre equipas com objectivos diferentes. O Boavista assumiu que vai lutar por um lugar na Europa, enquanto nós temos como meta a permanência na Liga. No entanto, o Belenenses iniciou bem o campeonato e isso leva-me a acreditar que temos capacidade para vencer o Boavista.”
sexta-feira, 29 de setembro de 2006
Cantareira de perdedores

No rescaldo da AG Ordinária ou não, ressaltou em quase tudo quanto é sítio a queda do sócio ou espectador, como ponto alto da jornada.
(João Pela)
AGE foi fórum
quinta-feira, 28 de setembro de 2006
Arrepiante
Enfim...
Xandala
De tanga na tanga

A Direcção do clube vai apresentar-se de tanga na AGE de hoje, nada mais fará que dar tanga aos sócios, todavia, resta-lhe um rasgo de clarividência para lançar bases e mexidas nos estatutos imediatas, como é vontade dos sócios e adeptos.
Cremos que vai procurar evidênciar a limpeza que fez naquilo que sujou, é curto.
O Engº Cabral Ferreira não tem capacidade, moralidade e estrutura para pedir aos sócios qualquer crédito para 2 ou 3 anos, como já ensaiou na entrevista de 4 páginas ao record.
Já abriu a pré-campanha, com um vazio total de ideias, mas que dificilmente os sócios receberão depois de uma mentira completa que foi o seu último programa, face aos resultados.
Tenho a maior das penas, lamento bastante, porque entendo que Cabral Ferreira é um elemento válido, devidamente enquadrado e noutra estrutura que nunca seria possível com os actuais estatutos.
Mas como vou para a AGE com o espírito aberto, espero que me mude a opinião.
Logo veremos.
Xandala
A saga vai continuar

Depois de ter colocado o lugar à disposição, para conseguir mais uns flashes e o diz que não diz, eis que sai a tão esperada decisão do TAF de Lisboa que julgou improcedente a providência cautelar apresentada pelo Gil Vicente no âmbito do "Caso Mateus".
quarta-feira, 27 de setembro de 2006
Speedy_50 alerta Assembleia Geral

Fiuza,
esse grande homem, que
- depois de ter colocado o Belenenses na Liga BWIN,
- de ter posto o seu lugar de Presidente do Gil à disposição de quem o queira,
- preparasse para uma nova ofensiva.
Fiuza vem aí!!!!!
e adivinhem para onde?
Speedy_50 no Belenenses Naval - Segunda parte
Pena é que seja tão lento inserir fotos no Blog e que não possam ser inseridas um pouco maiores.
Aqui vai a segunda parte do jogo:
Os intervenientes sobem ao relvado, os fotografos preparam as camaras:

A bola pertence à Naval que como podem observar, põem 2 jogadores e o àrbitro (o homem da camisola vermelha) á volta da bola:

Nada digo ou publico sobre os tristes eventos que se passaram após os 90 minutos. Por vezes os homens da camisola vermelha (não confundir com jogadores do Benfica)já cansados de tanto correr têm atitudes estranhas que só o cansaço pode explicar.

O preço da evolução

Algumas notas e sugestões têm chegado por diversas vias, pessoalmente, nos comentários, chat e e-mail, agradecemos a atenção e é sinal de vitalidade.
terça-feira, 26 de setembro de 2006
A bravura do Fiuza

Depois de tanta crença, cambalhota, mortal e pirueta, o homem desarma antes de cair o pano.
Já o aplaudimos por ter mostrado os podres do sistema e agora pateamos pela fuga da frente.
Depois de Domingos Gomes e Cunha Leal, o célebre asterisco ou soquetes baqueou. RIP
Blue
segunda-feira, 25 de setembro de 2006
Mentideros do Restelo

Mas será que é mentira que:
I- A nossa co-bloguista deu uma banhada no presidente na distribuição de prémios no intervalo do Belenenses-Naval?
II- Que o presidente não fazia a mínima ideia dos galardoados que estavam a competir, designadamente, Bruno Pais que estava em Pequim onde conseguiu o 13º lugar na Taça do Mundo.
III- Que os DVD e medalhas que eram para estar disponíveis no aniversário, ninguém lhes pôs a vista em cima. (Bom talvez os convidados das filiais, atletas e outros que não público)
IV- Que o SACO AZUL que o presidente levava para os balneários continham alguns dos famigerados DVD´s.
V- Que o Marques da Silva da Loja Azul andava aflito para que lhe conseguissem um DVD e uma medalha?
VI- Que o Xandala foi uma hora mais cedo para arranjar o DVD (aqui para o blog por causa das fotos e dados históricos) e levou sopa.
VII- Que o Xandala anda aflito para arranjar boleia para as Salésia, porque admite ser o 1º a chegar ao Restelo, ou melhor, nem de lá chega a sair?
VIII- Que a equipa de andebol do Belenenses aviou o Isave por 32-28 com medo do atraso nos salários.
Diga quem souber.
Blue
Sexo não conta, tem dias...

Tâtiana e Slava Poliakova, treinadores de competição de natação do Belenenses, adquiriram a nacionalidade portuguesa. Benvindos os cidadãos. Ao requerem o legítimo BI, depararam-se com um pequeno problema, na Rússia não mencionam o sexo, os cidadãos apenas são tratados por cidadãos ou cidadãs!!!, logo a burocracia portuguesa, levantou dificuldades e têm que requerer prova do sexo ( não é trocadilho, mas não sei escrever de outra maneira). Slava contava a história e bem dizia, senão estivesse tanta gente eu mostrava... Que querem o homem já ganhou o espírito português.
Xandala
Engº Cabral Ferreira condecorado

Caras Sócias e Sócios belenenses, Caras Adeptas e Adeptos belenenses, Caras e Caros Simpatizantes do belenenses, Srªs e Srs Jornalistas:
1- Ouvido o Ilustre Presidente deste Blog e não tendo este, nada a opor.
2- Aconselhado pelos meus amigos pessoais afectos ao belenenses.
3- Por atribuição da medalha de mérito ao Sequeira Nunes e após a recusa de condecoração superior pelo Conselho Geral do Belenenses e após clara manifestação contra, porque não se podiam pronúnciar estatutariamente deram sinal do seu desagrado, em sede própria e em AG, julga-se facto determinante no nosso grande assobio e manifesta repulsa.
4- Por não ter sabido respeitar os Sócios e a sua sensibilidade, procurando malabarismos para os quais não está mandatada a Direcção, porque a eles deve contas.
Concedo a medalha de LATA ao Sr Engº António Cabral Ferreira.
Lisboa, 25 de Setembro de 2006
Blue
Speedy_50 no Belenenses Naval
No intervalo foram apresentados vários atletas do Belenenses assim como as filiais.
Tirei algumas fotos que queria publicar mas .......como fazer?
Enfim ....depois de chatear o Xandala e de ler os comentários anónimos mas muito uteis lá descobri como isto se faz.
Nada de complicado!!!
Então cá ficam algumas fotos do nosso belenenses com a Naval.
Um canto que a Naval obviamente falhou.....
Há quem diga que o avançado da Naval se baixou porque a bola não valia.
Mas Speedy_50, que já anda nestas andanças do futebol há muitos anos...e estava situada no angulo da bola....e não ouviu nenhum apito do árbitro......sabe bem, que o avançado da Naval se baixou porque ......os avançados da Naval não têm espirito goleador.


A policia cerca o local assegurando aos adeptos que o guarda redes da naval não pode fugir:

E ao intervalo vieram as filiais.....


E claro o convite dos nossos atletas que querem partilhar a prática desportiva com os adeptos

e ainda falta a segunda parte......
embora sem golos mas com muitas emoções.
Assembleia Geral

O espaço adequado para debater e analisar os problemas do clube é a AG, particularmente neste momento importa estar presente, é nesta quinta-feira.
CONVOCATÓRIA
Nos termos conjugados dos Artigos 70, 71 alínea c) e 76, nº1, alínea a) dos Estatutos do Clube, convoco a Assembleia Geral Extraordinária a reunir no dia 28 de Setembro de 2006 (quinta-feira), pelas 20:30 horas, no Pavilhão Acácio Rosa, com a seguinte
ORDEM DE TRABALHOS
PONTO ÚNICO - Análise da situação do Clube e apresentação, discussão e votação do Orçamento Rectificativo das receitas e despesas para o exercício do segundo semestre de 2006.
Lisboa, 22 de Agosto de 2006
O Presidente da Mesa da Assembleia Geral
António Machado Rodrigues
domingo, 24 de setembro de 2006
Das Salésias ao Restelo
É o que temos...
Pares Nunes - 4ª jornada

O ouro vai para Diniz Silva e a prata para Carlos Silva, curiosamente dois outsiders, como a direcção gosta de chamar, "paraquedistas", claro que aqui não tem qualquer conotação e apenas quer significar que chegaram, jogaram e venceram, o que mais adequado seria "Vini Vidi Vinci" de César. O bronze vai para o bloguista-mor Luciano Rodrigues que só falhou por 1 a estimativa de espectadores, quem mandou dar o 4999? mas ainda bem, para que não fosse o júri a intervir com uma decisão do tipo, ganha o 1º palpite a entrar.
Parabens aos contemplados.
A tabela classificativa, comandada por José Madureira, fica assim ordenada:
Contamos lançar na quarta-feira a 5ª jornada, entre Belenenses-Boavista.
Entretanto, saboreiem as vossas medalhas e mostrem-nas aos amigos.
Blue
sábado, 23 de setembro de 2006
Assim "nã vale"

87 anos

23 de Setembrode 2006, dia do 87º aniversário do Clube de Futebol os Belenenses e o 50º aniversário do Estádio do Restelo.
.
Xandala
sexta-feira, 22 de setembro de 2006
Acredito em ti Jesus
Levanta-te e ri
quarta-feira, 20 de setembro de 2006
E o meu amigo escreveu-me...

Ao fim de 17 meses das eleições, o meu amigo e presidente escreveu-me, para dizer no essencial o que deveria ter feito na altura, unir os belenenses. Vale mais tarde que nunca.
Para eu não dizer coisas, mandou a cópia para todos os sócios, mas esqueceu os adeptos, daí aproveitar para divulgar, antes que pensem que é uma cabala, tipo soquetes.
Antes que as más-línguas se soltem, vou dizendo que estive com ele, hoje no Restelo, num encontro casual e trocámos impressões.
Como será de imaginar, o conteúdo do encontro versou alguns motivos da missiva que me enviou e lateralmente outros que não vou obviamente especificar. São opiniões entre amigos.
Do documento ressalta que o meu amigo presidente Cabral Ferreira, considera os sócios como o activo mais importante, incluindo os 33% de jovens que não podem votar e os que têm menos de um ano, mais os que vierem e não são votantes, o que prefaz um número significativo de sócios sem voto na matéria.
É claro que discordo de várias questões relacionadas com o assunto, será justo?
Ninguém admite um bébé a votar, nem aos 10 anos, mas o sistema está obsoleto.
Discordo porém a passagem em que me pede o apoio nos bons e maus momentos sem regatear o apoio aos atletas.
Será que ele espera que apoie e elogie atletas que não cumprem com o seu dever, não honram o clube, nem a sua profissão e façam da sua equipa um mero emprego com ordenado ao fim do mês? Não, não e não o meu aplauso distingue os que se dedicam e esforçam, eleva os que dão tudo em prol do belenenses.
O meu aplauso é caro, caro presidente, o meu aplauso distingue os que o merecem de acordo com o meu coração.
Medalhas, condecorações, também por aqui vão existindo, temos armários cheios para dar, agora o apoio e o aplauso, não é para todos, é para os que o merecem.
Como homem de missão e projecto que sempre fui, só conheço a expressão, "Missão cumprida" as dificuldades e os obstáculos são pedras do caminho, nunca desculpas.
Usar azul, não é ser azul.
Belém, mais alem.
Xandala
terça-feira, 19 de setembro de 2006
Mentideros do Restelo

Mas será mentira que:
I- O jogo de júniores entre Belenenses-Benfica não se realizou porque o árbitro deu o campo como impraticável?
II- A Vice-presidente com o pelouro da imagem se demitiu na sequência do cartaz que publicitava os 50º aniversário do Belenenses.
III- O citado cartaz sofreu emendas onde se dá importância ao estádio e se ignora o CLUBE?
IV- Ninguém sabe nada da célebre churrascada anunciada para depois da corrida das Salésias no dia 1 de Outubro, não existem preços, dando a entender que é oferta aos participantes (5 euros com direito a t-shirt, dorsal e seguro).
Diga quem souber.
Blue
Anaïs Verguet Moniz
Aluna do 12º ano da Escola Secundária do Restelo, divide o estudo com o treino intenso de uma atleta de alta competição.
Num palmarés impressionante, em Junho de 2004 foi Campeã nacional de clubes, em 2005 Câmpeã nacional de triatlo júnior e em Setembro de 2005 sagrou-se Campeã do mundo em Gamagori, no Japão.
Em Junho de 2006 é Campeã da Europa de triatlo júnior, contando ainda deslocar-se a Espanha e ao México.
Como objectivo a médio prazo estão os jogos olímpicos de Pequim onde se encontra no 67º lugar do ranking.
Dado o esforço financeiro que é necessário à prática do desporto a nível internacional, a Anais Moniz necessita de patrocínios, vamos tentar colaborar na obtenção desses apoios, para que não percamos mais esta atleta de nível mundial. Para tal qualquer porta que se possa abrir podem contactar aliciamoniz@portugalmail.pt .
De caminho, Anais aceitou integrar a nossa equipa do Blog Futuro Belenenses, esperamos ter notícias da modalidade e as suas notas dos quatro cantos do mundo.
Benvinda Anaïs.
Belém mais alem.
Xandala
segunda-feira, 18 de setembro de 2006
Inquérito Sobre a Qualidade da Equipa
Em relação à pergunta "como compara a equipa deste ano com a do ano passado", os leitores dividiram-se entre "a equipa está igual" e "está um pouco melhor", de acordo com o gráfico abaixo. Ou seja, a equipa está sensivelmente igual à do ano passado, com melhorias quase imperceptíveis.

Sector a sector, temos que a nível de guarda-redes titular estamos piores, mas em termos gerais ficámos iguais, pois qualquer dos novos guarda-redes é inferior ao Marco Aurélio, mas superior ao Pedro Alves. Na 2ª fase da época com a inscrição mais que provável e justa do Marco, então este sector ficará melhorado.
Em termos de defesa, as opiniões dividem-se. Se no final da época tivemos Rui Jorge e Pelé em grande estilo, esta época temos Nivaldo e Rodrigo Alvim que globalmente são um pouco inferiores. No entanto, para compensar temos o Rolando mais maduro e o regresso de Gonçalo Brandão também mais experiente. Assim, temos em termos de equipa titular uma defesa ligeiramente inferior à do final da época passada, mas superior à do início da época, em que Faísca jogou a lateral esquerdo. Em termos globais a defesa melhorou ligeiramente, com muitos bons segundos planos. Por exemplo veja-se a defesa que se pode construir sem os titulares, quase dá para jogar para a Uefa: Sousa, Gaspar, Faísca e Gonçalo Brandão.
O sector do meio-campo é o que não oferece dúvidas a ninguém: está muito melhor. De saída apenas Rui Ferreira, que esteve muito apagado na época passada. E quem entrou: Cândido Costa (ala direito), Fernando (ala esquerdo ou avançado) e Mancuso (médio centro)- todos com experiência de 1ª Liga e com provas dadas nos respectivos clubes. A respectiva idade média é também baixa, o que significa que temos equipa para mais anos. Mas os grandes reforços da equipa não vieram de fora, mas sim de dentro: Ruben Amorim e Zé Pedro, em excelente forma e super-motivados. Quando comparados com o início da época passada, estão muito melhores. Em termos de banco vejamos a nossa 2ª linha: Djurdjevic, Fábio Januário, Hugo Pinheiro e Mancuso. O meio-campo defensivo está bem recheado, criatividade também, mas ficam a faltar médios-ala no banco. Aqui, tal como no ano passado o recurso passará certamente pela adaptação de avançados.
Em relação ao ataque, muito dificilmente alguma equipa poderia ser melhorada, quando sai o melhor marcador da época. Este sector está certamente um pouco pior do que o da época passada, dada a saída de Meyong. Este jogador fazia sózinho a frente de ataque: recebia bem e chutava de primeira, com uma eficácia bastante boa. A saída de Meyong da equipa titular só parcialmente pode ser compensada com a entrada do Manoel, se bem que muitos dos golos daquele, tenham sido marcados de penalty. A entrada de Roma supera claramente a saída de Ahmada, sem espaço para se impor na equipa principal e Fernando talvez não seja inferior a Paulo Sérgio, que era muito determinado, mas fisicamente perdia muito. Em conclusão há um ligeiro decréscimo neste sector. No entanto não podemos esquecer, que na fase em que o Meyong esteve na selecção dos Camarões, a equipa deu boa conta de si. Em termos globais, incluindo o banco, o ataque está ligeiramente melhor.
Finalmente resta analisar o treinador. Jorge Jesus parece ser um homem de consenso no interior da equipa, respeitador, trabalhador e determinado, contrariando o menino de coro conflituoso e vaidoso do Carlos Carvalhal, ou o professor catedrático Couceiro. Poderá perder em termos de planeamento de trabalho, mas ganha muito em termos de treino de campo e motivação dos jogadores.
Em conclusão: a equipa titular está ligeiramente pior, mas muito mais equilibrada, sendo que o banco está muito melhor. O treinador faz a diferença e o Roma é a cereja no bolo, em que o Meyong continua a fazer sombra.
Os adeptos acreditam que a equipa não vai andar aflita, mas terá dificuldades em ficar a meio da tabela. Como a equipa é sensivelmente igual, daqui tiro as conclusões de que a diferença está no treinador e no equilíbrio. Pessoalmente, acredito que se não houver segundos factores a desestabilizar a equipa, poderemos perfeitamente ficar um pouco acima do meio da tabela, principalmente porque temos um banco de suplentes muitissimo bom e a disputa por um lugar no 11 vai ser fogo.
Belenenses para o Mundo

Quando este blog começou, tinha objectivos e frequências previstas, baseava-se na opinião e julgava eu que metia um artigo (post) mensal ou nem isso e ia indo em paz, visse que quisesse e mais ou menos, uma voz que diz de sua justiça nos confins do anonimato longínquo do simples sócio e adepto que quer partilhar a sua opinião.
Erro mais absurdo, do incentivo à desistência imediata, passados 15 dias foi um passo. O pior foi a batalha que envolvia os belenenses, nessa por dever de consciência importava dar opinião, juntar a voz, mas a intenção não era suportar folhetins de cordel. Outro erro, vimo-nos enrredados e empenhados no meio de outros blogs numa luta sem quartel.
Vieram colaboradores de bom nível, aumentaram as páginas lidas de forma exponencial, visitas constantes e a pressão do reconhecimento do nosso trabalho, veio de amíude, que fazer?
Quando vemos estatísticas de blogs equivalentes de outros clubes, ficamos arrepiados, somos assim tão bons? Nada disso, porque quando olhamos a blogosfera do Belenenses, somos ínfimos, logo concluímos, somos gente numa nação maior e tal é motivo de orgulho.
Constactamos que 20% dos nossos leitores se encontram no estrangeiro, 35% fora da grande Lisboa, tal dá-nos força para continuar, se bem que procurando uma linha mais adequada.
Pediremos a vossa participação para a definição dos vossos interesses e de modo a adequar a notícia aos adeptos. O "feed back" é importante nestas coisas.
A equipa vai crescer, esperamos novos membros para a equipa, estaremos também redireccionados para desportos aquáticos, onde os Belenenses dão cartas por esse mundo fora e à laia de confidência, pretendemos lançar artigos bi-lingues, ambiciosos?
Sabemos que o número de "post" é exagerado para o número de visitantes, vamos tentar adequa-los e criar uma grelha semanal, enquanto não for possível outra máscara temática, até onde iremos? depende daqueles que nos quiserem distinguir com as suas visitas.
Para já, Portugal não chega, Belenenses vai pró mundo.
Até sempre.
Xandala
domingo, 17 de setembro de 2006
Académica-Belenenses
Segundo jogo do Belenenses e 3ª jornada da 1ª Liga (O 1º jogo com o Benfica está em atraso).
Equipa Titular:
Costinha;
Amaral, Rolando, Nivaldo e Rodrigo Alvim;
Ruben Amorim, José Pedro e Silas;
Cândido Costa, Roma e Fernando
Jorge Jesus de fato e gravata.
16h00 - Início do Jogo
12 - Gelson marca para a Académica em falha da defesa belenenses.
26 - Amaral lesionado cede o lugar a Manoel
39 - Nivaldo marca para o Belenenses, após uma subida de nível exibicional do Belenenses.
Intervalo 1-1
47 - Cândido Costa é expulso por acumulação de cartões amarelos.
50- Belenenses com 10 jogadores mostra dificuldades em controlar o jogo.
52 - Sai Fernando entra Gaspar na equipa do Belenenses.
63 - Susbtituição de Roma por DJURDJEVIC.
64- Gelson o marcador do 1º golo da Académica e depois de várias simulações, é expulso por acumulação de amarelos, ficando em jogo, 10 contra 10.
72 - Silas vê o amarelo denotando alguma ansiedade.
90+ 4 - Resultado final 1-1, Belenenses consegue 4 pontos em dois jogos.
Melhor em campo - José Pedro ***** Destaques Roma e R. Amorim
Xandala
Apitos de merda

Já gritámos bem alto, sorteio puro já, o dono da liga diria " grita, grita..".
Como é evidente, os árbitros e os envolvidos no "apito dourado" deviam ser suspensos preventivamente, até à conclusão de toda a trapalhada.
Se os tribunais portugueses não são capazes de resolver as questões em tempo útil e o governo nem é capaz de legislar eficazmente, que a justiça desportiva funcione.
Haver corruptores e currompidos à mistura com gente séria, não augura nada de bom para a verdade desportiva, que no limite é uma questão particular entre entidades particulares, mas que têm utilidade pública.
E como demorava, entenderam nomear um árbitro, desses que deviam estar suspensos, para um jogo com o SCP, o resultado está à vista, claro que não é só ele que está em campo, mas é o factor determinante.
Foi um aquecimento para o Portugal-Israel em basquete, qual mão de Deus, qual mão do Vata, foi golo porque o árbitro disse que sim e mais nada, tal como não foram penaltys as rasteiras na área.
Claro que se o Sporting, não tivesse assobiado para o ar e exigisse a aplicação da lei quando a Liga aceitou a inscrição de Mateus, a suspensão dos envolvidos no apito dourado, se exigisse o sorteio puro e não alinhasse com o sistema, tinha agora autoridade para impor rigorosas medidas, assim o Paços de Ferreira ganhou legitimamente em campo, dentro das quatro linhas e se foi beneficiado, outras vezes foi muito prejudicado.
E é assim, lá vamos cantando e rindo...
Dentro em pouco o Belenenses entra em campo, sob o signo da influência do Gil Vicente, não espero nada de bom, mas que ganhe o Belenenses, já que tem que ser contra 15, seja.
Xandala
Já fui ao Brasil
Gil Vicente não joga a Segunda Divisão
Revoltado, clube afirma que seu lugar é na elite do futebol português
LISBOA - O Gil Vicente, que impugnou o rebaixamento à Segunda Divisão do futebol de Portugal, anunciou, neste sábado, que não jogará contra o Estoril Praia, neste sábado, em jogo válido pela terceira rodada da competição.
O clube diz que seu lugar é na Primeira Divisão e que está disposto a levar o caso aos tribunais europeus.
Joseph Blatter, presidente da Fifa, pediu, na sexta-feira, que o Gil Vicente imite o exemplo do Juventus de Turim, que está disputando a Série B italiana nesta temporada.
(in Globo esporte)
Gil Vicente abandona segundona portuguesa
No documento, o Gil Vicente alega que seu rebaixamento não "pode ser considerado" válido e que seu lugar é na primeira divisão. O clube também promete ir aos tribunais europeus para jogar a Série A.
O Gil Vicente foi rebaixado pela Federação Portuguesa de Futebol às vésperas do início do campeonato. O clube havia utilizado irregularmente o volante angolano Mateus, que veio diretamente da Liga Amadora e foi inscrito através de liminar na Justiça Comum, o que é terminantemente proibido pelo regulamento.
Tanto Fifa como Uefa já alertaram sobre o trisco de uma disputa acirrada nos tribunais portugueses e prometeram banir a seleção do país e seus clubes de competições internacionais. Na última sexta, por exemplo, Joseph Blatter, presidente da entidade máxima do futebol, pediu que o Gil Vicente siga o exemplo da Juventus e dispute a segunda divisão.
(in Gazeta Esportiva)
sábado, 16 de setembro de 2006
Hélio e o Sol
O V. Setúbal despediu o seu treinador Hélio, na mais completa frieza, após 21 anos, 16 deles como sénior, a jogar e a treinar no Bonfim.
"Depois de se despedir dos jogadores que orientava desde Dezembro de 2005, Hélio Sousa refugiou-se em casa. Desolado e magoado pela forma fria como foi dispensado, o agora ex-técnico dos sadinos chegou mesmo a verter algumas lágrimas."

Se na vertente humana o Vitória falhou redondamente, então em termos de gestão errou ainda mais. Como é possível planear e projectar toda uma época e após 2 desaires perfeitamente compreensíveis, em que o factor azar não andou arredio, se ponha em causa tudo. O Setúbal teima em não acertar e continua a escolher os maus exemplos. Em vez de deitar o olho essencialmente às boas equipas do Norte, que planeiam as épocas e seguram os treinadores o maior tempo possível, numa perspectiva de continuidade, conseguindo de ano para ano alguma sustentabilidade de resultados, preferiram o imediatismo do despedimento. Custou-me imenso ver o que aconteceu neste último ano no Beleneneses, com despedimentos atrás uns dos outros e poucas explicações e agora ver os nossos vizinhos do Sul a irem pelo mesmo caminho.

Por outro lado saúdo o aparecimento de um novo jornal no panorama português: o Sol. Não o conseguir comprar, dado que esgotou antes de chegar às bancas (as reservas superaram a tiragem). Creio que a nova moda vai ser andar com 2 sacos ao fim-de-semana: um com o Expresso e outro com o Sol. Na edição web aproveitei para ver que o António Fiúza finalmente se apercebeu que pode mesmo ficar na Liga de Honra e resolveu juntar-se com os jogadores para acordar uma revisão d salários. 3 meses depois, parece que começa a tomar consciência do que fez ao clube. Ver link associado à imagem.
Gostaria ainda de desejar uma tarde de muita claridade em Coimbra, com muito Sol, sem decisões estranhas por parte da equipa de arbitragem, ou do 4º árbitro, por ventura associado do Gil Vicente. E já agora- que ganhe o Belenenses.
Lista de convocados para Coimbra

Guarda-redes: Costinha e Marco Gonçalves.
sexta-feira, 15 de setembro de 2006
Pensamentos de prestígio

Blue
quinta-feira, 14 de setembro de 2006
Para onde vamos Cabral?

Por aqui não é bem assim, Cabral Ferreira é muito mais que isso é um homem que apesar das suas fragilidades dá a cara e apesar de não o dizer, reconhece o seu erro, discretamente dá a mão à palmatória e emenda. Não é exuberante nem mostra uma vontade férrea, mas vai levando a água ao seu moinho.
Lealdade, espírito de sacrifício e empenho são valores que sobressaiem. Certo é que a equipa que o acompanha na direcção não seja solidária e não valha um caracol, nem seguem o exemplo.
Quando escrevo estas linhas, não tenho em vista um balanço, nem tem qualquer intuito de aplaudir desmedidamente o líder, faço-o da mesma forma que o critico forte e feio quando vejo asneira ou que as decisões são desacertadas, a meu ver.
Mas como para além de adepto e sócio, sou belenenses por convicção, reconheço ainda que esteve bem na limpeza das cadeiras do estádio e na mobilização em torno do jogo Belenenses-V.Setúbal, se bem que este do ponto de vista de receita até doa.
Esteve bem na dotação de condições mínimas das piscinas, ao que acrescento que a actual limpeza dos balneários, acessos e piscinas merecem um muito bom. A temperatura da água e a redefinição das classes, também merece nota positiva. O seu a seu dono.
O controlo e a recuperação financeira parece ter-se iniciado e isso agrada bastante.
Veio a público que se prepara um orçamento rectificativo a apresentar em AG a 28 deste mês, Cabral Ferreira (senão houver precalços) tem condições para dar um murro na mesa e começar a limpar a casa, leia-se estrutura, mostrando claros sinais de modernização. Porém tem que aceitar e desta vez ouvir, aqueles que contestaram o orçamento, pelas razões que infelizmente se confirmaram. Esses também têm legitimidade e razões para estar em alta, porque avisaram e foram ignorados.
Como não houve uma AGE para resolver os graves problemas do clube, nem para o dito PAI-Plano de Acção Imediata, prevejo uma AG concorrida e se o bom senso imperar, poderá ser um marco importante e o lançamento da primeira pedra de um belenenses moderno.
Vamos ver o que dali sairá.
Haja esperança.
Xandala