quinta-feira, 14 de setembro de 2006

Para onde vamos Cabral?

Cabral Ferreira tem andado bem, está em alta. O sucesso do “caso Mateus”, a escolha do treinador que é pacífica, aquisições que se mostram dentro da realidade do clube, a vitória em casa com o Setúbal, enfim para o adepto comum que reage apenas ao lado meramente futebolístico do clube, Cabral Ferreira estará limpo. Pena é que esses mesmos adeptos o vão crucificar quando perder 3 pontos, que não se preocupem com a situação financeira ou com.outros aspectos da vida do clube, é a paixão versus golo.

Por aqui não é bem assim, Cabral Ferreira é muito mais que isso é um homem que apesar das suas fragilidades dá a cara e apesar de não o dizer, reconhece o seu erro, discretamente dá a mão à palmatória e emenda. Não é exuberante nem mostra uma vontade férrea, mas vai levando a água ao seu moinho.

Lealdade, espírito de sacrifício e empenho são valores que sobressaiem. Certo é que a equipa que o acompanha na direcção não seja solidária e não valha um caracol, nem seguem o exemplo.

Quando escrevo estas linhas, não tenho em vista um balanço, nem tem qualquer intuito de aplaudir desmedidamente o líder, faço-o da mesma forma que o critico forte e feio quando vejo asneira ou que as decisões são desacertadas, a meu ver.

Mas como para além de adepto e sócio, sou belenenses por convicção, reconheço ainda que esteve bem na limpeza das cadeiras do estádio e na mobilização em torno do jogo Belenenses-V.Setúbal, se bem que este do ponto de vista de receita até doa.

Esteve bem na dotação de condições mínimas das piscinas, ao que acrescento que a actual limpeza dos balneários, acessos e piscinas merecem um muito bom. A temperatura da água e a redefinição das classes, também merece nota positiva. O seu a seu dono.

O controlo e a recuperação financeira parece ter-se iniciado e isso agrada bastante.

Veio a público que se prepara um orçamento rectificativo a apresentar em AG a 28 deste mês, Cabral Ferreira (senão houver precalços) tem condições para dar um murro na mesa e começar a limpar a casa, leia-se estrutura, mostrando claros sinais de modernização. Porém tem que aceitar e desta vez ouvir, aqueles que contestaram o orçamento, pelas razões que infelizmente se confirmaram. Esses também têm legitimidade e razões para estar em alta, porque avisaram e foram ignorados.

Como não houve uma AGE para resolver os graves problemas do clube, nem para o dito PAI-Plano de Acção Imediata, prevejo uma AG concorrida e se o bom senso imperar, poderá ser um marco importante e o lançamento da primeira pedra de um belenenses moderno.

Vamos ver o que dali sairá.

Haja esperança.


Xandala

1 comentário:

  1. Com este título pensava que se estava a falar do Brasil e do Pedro Alvares Cabral.

    Tal como o outro, vai ser necessário descobrir novas rotas e caminhos, com destino à riqueza e ao sonho, sem medo do desconhecido e enfrentado onda, marés contrárias e monstros.

    Tal como o outro, talvez seja melhor ir por pequenos passos, em vez de cortar a direito, e porque não seguir um pouco ao longo da costa de África, não esquecendo o rumo a seguir.

    Tal como o outro, vai ser preciso fazer orelhas moucas aos velhos do Restelo.

    Tal como o outro, é preciso ser sensato o suficiente para saber quem está certo e errado, de modo a minimizar os riscos.

    Já agora, parabéns ao Xandala por reconhecer no nosso presidente algumas qualidades.

    ResponderEliminar