segunda-feira, 11 de setembro de 2006

O sistema

*


Sedimentado no tempo por personagens sombrias e sorridentes, construiu-se um edifício com uma teia de ligações, qual gaiola pombalina.

A arbitragem, com todos os corredores de direcção, nomeações, avaliações, promoções e prémios extra-actividade.

As benesses e os controlos de jogadores, com cedências e empréstimos, numa movimentação contra-natura e pouco amiga da verdade desportiva.

Os conluios para o controlo de Associações, Liga e própria FPF, onde figuras gratas são estrategicamente colocadas, dando o despacho conveniente aos seus senhores e prestam um serviço relevante à sua família.


Pois é nestes meandros que passam por outras dimensões e divisões desportivas, onde as questões financeiras e as migalhas da mesa dos grandes, são um precioso manjar a troco que um simples voto servil.

A isto, terá chamado Dias da Cunha, "o sistema" quando abriu os olhos e revoltado sonhou com a cruzada embelemática que veio a relevar-se suícida.

Nesse quadro, armou-se e partiu numa cruzada de S. Jorge, caindo na ingenuidade de pretender estabelecer aliados em terrenos hostis e a cruzada redundou num fracasso, perfeitamente inglória. Não entendeu quem era o inimigo, julgou que o dragão de S. Jorge era simples mitologia. A vida de D. Sebastião trás ensinamentos...

A segunda cruzada de S. Luís Filipe, foi interrompida por S. Cabral "não mártir" que não soube dar a outra face e recusou ficar quieto no holocausto da pira que lhe prepararam.

Nem se sabem bem qual foi o real papel e a valia das tropas de S. Cabral que insistentemente entupiram as caixas de e-mail da FIFA e outras instância, minando o terreno, como resposta a esta guerra suja.

Está na hora de limpar o sistema, vai demorar e está na hora, vamos a eles antes que se faça tarde.

Blue

Sem comentários:

Enviar um comentário