quinta-feira, 7 de setembro de 2006

A Imagem dos belenenses

*
A imagem dos belenenses está doente.

Se bem que o embelema seja um símbolo, tal como a bandeira ou o hino, constacta-se uma panóplia de formatos e modelos, muitos dos quais distorcem a imagem de uma forma dramática.

A bandeira é geometricamente mal concebida, face à categoria de simbolos que integram e está disconforme ao embelema, mas por sua vez enquadrar-se-ia no estandarte, enfim uma confusão técnica, estética e de heráldica que não importa aqui desenvolver.

Importa sim, e para já, que o que está mal ou bem deve ser seguido e existir um rigor na sua utilização.

Estranha-se que os produtos à venda na loja azul, logo produtos oficiais, apresentem distorções e fracas adaptações dos simbolos, tal como se estranha que em actos oficiais, sirva qualquer bandeira, muitas perfeitamente distantes na composição, emoldurando a cerimónia.

É grave, demostra falta de identidade, pouco cuidado e respeito pelos simbolos do clube.

Como se pode exigir rigor a orgãos de comunicação social, utilizadores dos simbolos nas mais diversas circustâncias, adversários e atletas, se não temos nós próprios, esses cuidados e respeito?

Sobre o hino, lamenta-se a versão antiga, de fraquíssima qualidade, com ruído e sons antecedentes supérfulos que abrem muitas sessões, mas mais se lamenta, que se esqueçam dele nos momentos cruciais. Se mais não servir, sigam o exemplo da equipa de polo aquático, que faz um círculo e canta o hino de viva voz antes das competições, dando assim um exemplo aos adversários.

E com a imagem, vai os documentos, o site oficial e blogues, alinhando pelo desalinhado. É triste.

É triste como ouvir quase todos os dias, que a bandeira está mais tempo à meia haste que no topo, alternando com expressões que parecem lisongeiras de "velhos do restelo", que passando pelo mau gosto da publicidade a um cangalheiro em lugar de destaque no estádio, rematam com as alusões ao "coveiro" que enterrou os belenenses.

O patrocinio não justifica tudo, a publicidade nem tudo paga.

A publicidade também não é sinalização, nem imagem institucional.

Se precisam de ajuda, temos por aqui quem saiba do assunto e pode colaborar, gratuitamente até, mas acabem com isso em nome do clube.

Xandala

3 comentários:

  1. Mais claro não podias ser. Uma boa imagem é essencial à captação de novas receitas.

    ResponderEliminar
  2. Não me podes mandar o mid com o hino?

    ResponderEliminar
  3. Está disponível no Blog do Belenenses. Coluna da esquerda, secção "Músicas".

    ResponderEliminar