segunda-feira, 18 de setembro de 2006

Inquérito Sobre a Qualidade da Equipa


Em relação à pergunta "como compara a equipa deste ano com a do ano passado", os leitores dividiram-se entre "a equipa está igual" e "está um pouco melhor", de acordo com o gráfico abaixo. Ou seja, a equipa está sensivelmente igual à do ano passado, com melhorias quase imperceptíveis.




Sector a sector, temos que a nível de guarda-redes titular estamos piores, mas em termos gerais ficámos iguais, pois qualquer dos novos guarda-redes é inferior ao Marco Aurélio, mas superior ao Pedro Alves. Na 2ª fase da época com a inscrição mais que provável e justa do Marco, então este sector ficará melhorado.

Em termos de defesa, as opiniões dividem-se. Se no final da época tivemos Rui Jorge e Pelé em grande estilo, esta época temos Nivaldo e Rodrigo Alvim que globalmente são um pouco inferiores. No entanto, para compensar temos o Rolando mais maduro e o regresso de Gonçalo Brandão também mais experiente. Assim, temos em termos de equipa titular uma defesa ligeiramente inferior à do final da época passada, mas superior à do início da época, em que Faísca jogou a lateral esquerdo. Em termos globais a defesa melhorou ligeiramente, com muitos bons segundos planos. Por exemplo veja-se a defesa que se pode construir sem os titulares, quase dá para jogar para a Uefa: Sousa, Gaspar, Faísca e Gonçalo Brandão.

O sector do meio-campo é o que não oferece dúvidas a ninguém: está muito melhor. De saída apenas Rui Ferreira, que esteve muito apagado na época passada. E quem entrou: Cândido Costa (ala direito), Fernando (ala esquerdo ou avançado) e Mancuso (médio centro)- todos com experiência de 1ª Liga e com provas dadas nos respectivos clubes. A respectiva idade média é também baixa, o que significa que temos equipa para mais anos. Mas os grandes reforços da equipa não vieram de fora, mas sim de dentro: Ruben Amorim e Zé Pedro, em excelente forma e super-motivados. Quando comparados com o início da época passada, estão muito melhores. Em termos de banco vejamos a nossa 2ª linha: Djurdjevic, Fábio Januário, Hugo Pinheiro e Mancuso. O meio-campo defensivo está bem recheado, criatividade também, mas ficam a faltar médios-ala no banco. Aqui, tal como no ano passado o recurso passará certamente pela adaptação de avançados.

Em relação ao ataque, muito dificilmente alguma equipa poderia ser melhorada, quando sai o melhor marcador da época. Este sector está certamente um pouco pior do que o da época passada, dada a saída de Meyong. Este jogador fazia sózinho a frente de ataque: recebia bem e chutava de primeira, com uma eficácia bastante boa. A saída de Meyong da equipa titular só parcialmente pode ser compensada com a entrada do Manoel, se bem que muitos dos golos daquele, tenham sido marcados de penalty. A entrada de Roma supera claramente a saída de Ahmada, sem espaço para se impor na equipa principal e Fernando talvez não seja inferior a Paulo Sérgio, que era muito determinado, mas fisicamente perdia muito. Em conclusão há um ligeiro decréscimo neste sector. No entanto não podemos esquecer, que na fase em que o Meyong esteve na selecção dos Camarões, a equipa deu boa conta de si. Em termos globais, incluindo o banco, o ataque está ligeiramente melhor.

Finalmente resta analisar o treinador. Jorge Jesus parece ser um homem de consenso no interior da equipa, respeitador, trabalhador e determinado, contrariando o menino de coro conflituoso e vaidoso do Carlos Carvalhal, ou o professor catedrático Couceiro. Poderá perder em termos de planeamento de trabalho, mas ganha muito em termos de treino de campo e motivação dos jogadores.

Em conclusão: a equipa titular está ligeiramente pior, mas muito mais equilibrada, sendo que o banco está muito melhor. O treinador faz a diferença e o Roma é a cereja no bolo, em que o Meyong continua a fazer sombra.


Os adeptos acreditam que a equipa não vai andar aflita, mas terá dificuldades em ficar a meio da tabela. Como a equipa é sensivelmente igual, daqui tiro as conclusões de que a diferença está no treinador e no equilíbrio. Pessoalmente, acredito que se não houver segundos factores a desestabilizar a equipa, poderemos perfeitamente ficar um pouco acima do meio da tabela, principalmente porque temos um banco de suplentes muitissimo bom e a disputa por um lugar no 11 vai ser fogo.

12 comentários:

  1. O interessante da análise é a falta de dados iniciais. Tudo depende do entrosamento dos novos colegas de equipa. As melhorias são muitissimo subjectivas e andam aliadas a factores como: capacidade do treinador, equilibrio da equipa, melhorias dos elementos mais novos, mais entrosamento entre jogadores, etc.

    ResponderEliminar
  2. A análise está muito interessante. Realmente numa primeira vista a equipa está pior em termos individuais, mas bem ponderados os factores até acaba por estar melhor. A malta também está a associar os últimos resultados à qualidade da equipa.

    ResponderEliminar
  3. Sim, penso que temos bons valores, mas os novos estão a querer mostrar-se ao treinador e esse ímpeto inicial pode passar com o tempo.

    ResponderEliminar
  4. O jogo com o Naval vai ser determinante para percebermos até que ponto a equipa se reforçou, ou se apenas andou a tapar buracos. Penso que uma derrota ou um empate não deslustram.

    ResponderEliminar
  5. Temos que considerar outro factor, que é o favorecimento das equipas do Norte pelos árbitros. Habituaram-se a prestar favores e agora não querem outra coisa. Já viram a classificação das equipas do Sul e as do Norte?

    ResponderEliminar
  6. Realmente anda muita coisa estranha a passar-se no futebol português. É por essas e por outras que a malta não vai ao estádio.

    Contra a Académica fomos roubados descaradamente e agora o Paços de Ferreira, nosso concorrente directo, foi escandalosamente beneficiado.

    ResponderEliminar
  7. Tamos aí para ganhar. Este belém ganha a todos. Quantos são, quantos são?

    ResponderEliminar
  8. Ó Pedro, com o Roma na equipa ficamos sempre melhor, disso não tenho dúvidas. O gajo joga por 2 ou 3.

    ResponderEliminar
  9. Hello

    Sorry, I can read portuguese, but I cannot write very well. I think we have a very good team, and we're going to reach the Uefa places. Everybody talks about Roma-that's a very good player. Good Luck

    ResponderEliminar
  10. Eu cá punha o Gaspar ao lado do Nivaldo. Teriamos uma dupla de centrais super-goleadora!!!

    ResponderEliminar
  11. O Belenenses perdeu três individualidades importantes (Pelé, Rui Jorge e Meyong) mas ganhou um colectivo. Aqui há que dar mérito ao Jorge Jesus, um treinador a sério e à Belenenses.
    Eu não tenho dúvidas que estamos mais fortes que a época passada.

    ResponderEliminar
  12. Miguel: também acredito que estejamos mais forte. No entanto é difícil justificar com base numa análise individual. As justificações poderão estar nessa que disseste, bem como num maior entrosamento da equipa (o núcleo base manteve-se da época passada) e maior equilíbrio.

    ResponderEliminar