domingo, 24 de setembro de 2006

É o que temos...

*
O compadrio e a triste imagem, ganha foros neste clube de quintinhas e interesses parvos que a ninguém servem.
Quando vemos transmissões televisivas ou visitamos outros estádios, não vemos este espectáculo de mau gosto. Sobre os autocarros, fatiotas, ecrans informativos e loja azul falarei outro dia.
Um clube moderno, para além de muitas outras coisas, trata a imagem, a operacionalidade e o conforto como factor de diferença, no Belenenses não.
No atendimento é uma miséria, telefones que tocam até cansar, as esperas absurdas e os esclarecimentos que nada dizem, quando não dão informação deficiente. Nos balcões é o que se vê, velhos já desmotivados à espera de reforma, que não sabem nem querem saber, salvo as horas de saída.
O contraponto são os jovens devidamente uniformizados, sorridentes, atenciosos, a quem é perdoada qualquer falha pela juventude. Faz-me lembrar um clube que não digo, onde fui para levantar ingresso da primeira jornada, a menina simpática, com um decote generoso, misturou tudo, agradeceu a atenção, desculpou-se não sei quantas vezes e obrigou-se a voltar feliz da vida...
Estou como o outro, quando é a velha a servir o café, sai sempre um carioca frio, mas quando é a míuda, o café sai sempre bem, nem que seja precisamente o inverso. Diz o povo português que os olhos também comem.
Enquanto nos outros clubes e estou a falar da 1ª liga, vemos operacionais, socorristas, devidamente fardados, dos Bombeiros, Cruz Vermelha, INEM ou outros, preparados para intervir a pé ou de maca, gente físicamente preparada, nos Belenenses assistimos com tristeza a uma dúzia de elementos qual tropa fandanga a quem nem quero ver as credenciais, que mais parece que para se deslocar necessitam de transporte. As suas "curvas do bem estar" ultrapassam qualquer conceito operacional que só pode assemelhar-se à operacionalidade do sargento Garcia, imortalizada por Zorro.
Os painéis publicitários e as coberturas dos bancos, estão exageradamente em cima do relvado, retirando e limitando a vista. Quanto mais baixos estão os lugares, o ângulo de visão diminui progressivamente, conduzindo ao disparate de os espectadores não verem meio recinto jogo. Estamos a falar de pagantes e mesmo que não o fossem. Talvez e ainda mais importante o risco da integridade física dos jogadores pela proximidade de obstáculos de zona de disputa de bola ou da sua recuperação.
O cromo que se vê na fotografia em tronco nu, tem dias que se vê mais um pouco, arrisca uma queda desnecessária por força da visão inexistente, que não é só fruto das faixas das claques.
Vai daí, mais três questões laterais, onde estão os apanha-bolas ou como estão distribuídos, que levam à interrupção de jogo e tem que ser o treinador a gritar "bola" e a pedi-la? E de caminho o escesso de pessoal em pista, próximo do relvado, ninguém vai ao estádio para ver polícias, fotógrafos às mãos cheias e outros transeuntes que não deixam ver o jogo. A terceira questão é sobre o "speaker", o que faz ele na pista? não há melhor local? e quando leva a barraca, dá para esquecer.
Blue

7 comentários:

  1. é o clube da 3ª idade

    os adetos já foram nem de borla

    ResponderEliminar
  2. Os carros-macas são para levar os velhos pq já não se podem mexer.

    Paulo Morais

    ResponderEliminar
  3. Eu que até visito regularmente este blog e já participei em 2 jornadas,no vosso passatempo,fico desiludido.Este artigo é de muito mau gosto.O serviço na secretaria,eu já lá fui várias vezes,está muito melhor.Nem sei a que velhos se refere.Temos 2 carros-maca,que a maior parte dos clubes não têem.O "cromo"a que se referem é um dos mais fervorosos e populares adeptos do Belenenses,o LU,que vai com o clube a todo o lado,o Blue não sei se vai,e se fosse via como eram os outros estádios...E são novos...Há muita coisa para se fazer no clube,muita mudança,mas não é com artigos destes que lá vão...
    Henrique R.

    ResponderEliminar
  4. É isso nem tanto ao mar nem tanto á terra;
    Há muita coisa mal,mas também temos coisas interessantes;

    O mais grave é a falta de sócios,simpatizantes,isso sim é grave e preocupante.

    ResponderEliminar
  5. sobre os serviços de secretaria nao sei, mas assino por baixo todo o resto que o henrique disse .
    enquanto as faixas da calque nao veijo o que prejudica em termos de visibilidade pois niguem se senta na pedra ( 4 primeiras filas a contar de baixo).
    em relaçao aos placards publicitarios e as casas de banhos (bancos de suplentes) o blue tem toda a razao pra mim deviam passar la para outro lado do campo ou puxar tudo ca para tras uns bons metros ( alguem viu a final do campeonato de selecçoes de africa?o estadio tinha pista de tartan e os bancos de suplentes tavam no meio da pista de tartan ...espaço nao faltava ).
    de resto ja nao ha muito a fazer em relaçao ao estadio como todos sabemos o nosso estadio tem 50 anos nao tem 3 anos ... por isso actualmente esta desatualizado mas nao deixa de ser o mais bonito dos estadios.
    Ricardo Lacerda

    ResponderEliminar
  6. Caro Henrique,

    Quanto aos serviços da secretariae linhas telefónicas, falo por experiência própria, desde adquirir bilhetes, obter informações, etc, raramente volto ou fico satisfeito. Actualmente não recorro tanto, mas para pedir dados do clube, pagar quotas, etc era um inferno (para mim foi!).

    Quanto ao cromo, claro que estou farto de o ver por esses estádios, se por vezes até tem piada outras não, mas se acha que o local onde se encontra (na foto) é o normal para ver um jogo de futebol, então está bem.

    Sei que em outros estádios há torniquetes, é mais difícil a questão dos convites, mas normalmente consigo ver os jogos, pois fique sabendo que no Restelo só passei a ver depois de deixar de ser sócio, na bancada nascente ou enquanto convidado.

    Agradeço a sua crítica e opinião, todavia, limitei-me a notar algo que entendo estar errado e não vejo vontade de mudança.

    Ficar calado perante o imobilismo, a inércia e a falta de evolução não vejo que seja a solução para o belenenses que queremos.

    Se está na foto ou se sente lesado, peço naturalmente desculpa, pela sensibilidade ferida.

    Blue

    ResponderEliminar
  7. Blue,eu não estou na foto.Há anos que protesto contra a má visibilidade da geral dos sócios,que melhorou bastante com a ultima remodelação.Cortaram a rede pelo meio,meteram bancos transparentes,melhorou,mas não chega..Deviam ter eliminado os ultimos lugares substituindo por um género de passadiço,como por ex:o estádio de Coimbra.Deviam tirar de vez a rede,e pôr uma simples separação das bancadas ao relvado,mas não se fez nada disso,embora mais ano menos ano,vão ter que fazer.Estou farto de falar no controlo de entradas,que seria benéfico para nós,até a nivel de imagem,e nem falo em torniquetes,porque clubes como o Estoril e Naval por ex:,não têem torniquetes e ao intervalo dão o nº de espectadores no estádio.Não é assim tão dificil.Quanto ao artigo,respondi porque não gostei da referência ao "cromo"e "gordos"...Achei de mau gosto(por acaso nem sou gordo...).Gostei da maneira como respondeu á minha critica,por isso aqui estou a responder.Um abraço e VIVA O BELENENSES!!!
    Henrique R.

    ResponderEliminar